Após acidente de Felipe Massa marcar o começo da corrida, o restante
ficou por conta da atuação da Hamilton, saído da vigésima colocação, e
da vitória sem maiores problemas de Nico Rosberg
O GP da Alemanha terminou da forma que largou, em termos de
dianteira: Nico Rosberg saiu na frente, se beneficiou de ter carro muito
melhor que todos nas nove filas seguintes e abriu, foi embora, mal
apareceu na transmissão. Venceu tranquilamente e aumentou a liderança no
campeonato.
Em seguida, Valtteri Bottas se garantiu com sufoco. A corrida
fantástica de Lewis Hamilton culminou com a briga duríssima entre a
Williams #77 e a Mercedes #44 durante as últimas voltas. Mas o finlandês
resistiu, bateu o pé e segurou o vice-líder do campeonato, que
completou no terceiro posto.
Outra disputa acirrada veio entre as posições quatro e cinco, com
Sebastian Vettel cruzando menos de um décimo na frente de Fernando
Alonso. Daniel Ricciardo seguiu, na sexta colocação.
Nico Hülkenberg completou em sétimo, seguindo sua escrita de
pontuar em todas as corridas de 2014, assim como Alonso. As duas
McLaren, Jenson Button e Kevin Magnussen, vieram na sequência, com
Sergio Pérez completando o top-10.
Felipe Massa ficou pelo caminho na primeira curva, após tentar evitar
problemas com Bottas e acabar tocado por Magnussen. O piloto da Williams
acabou capotando e fora da disputa.
Confira como foi o GP da Alemanha de F1 neste domingo
Depois de uma forte chuva que desabou sobre Hockenheim durante a manhã
deste domingo (20), a largada para o GP da Alemanha aconteceu com pista
seca, mas sob temperaturas bem mais amenas do que as registradas nos
últimos três dias. 25ºC apontava o termômetro. No asfalto, a temperatura
era de 33. A hora que antecedeu ao início da etapa germânica também foi
marcada por certo drama. A Mercedes precisou trocar a caixa de câmbio
de Lewis Hamilton, que perdeu cinco posições no grid. A equipe,
entretanto, saiu ilesa de punições quanto à troca de fornecedor do disco
de freio, e Lewis pôde sair dos boxes. Mesma sorte não teve Marcus
Ercisson, que largou mesmo do pit-lane.
Quando as luzes se apagaram no histórico circuito alemão, o pole Nico
Rosberg saiu muito bem da posição de honra e com tranquilidade contornou
a primeira curva. Valtteri Bottas também partiu com segurança, se
colocando à frente de Felipe Massa, que tentou manter o terceiro posto,
mas, na aproximação da primeira curva, o brasileiro foi tocado por Kevin
Magnunssen. Massa acabou capotando por causa da batida. O piloto saiu
ileso do carro e precisou novamente abandonar uma prova ainda na
primeira volta. Ruim também foi para Daniel Ricciardo, que teve de sair
da pista para evitar uma colisão com Massa. O australiano caiu para o
14º posto.
O incidente, claro, provocou a entrada do safety-car. A ordem no momento era: Rosberg, Bottas, Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Nico Hülkenberg, Daniil Kvyat, Jenson Button e Sergio Pérez.
Magnussen não esperou muito e foi logo aos boxes, para trocar a asa
dianteira em função da colisão com Felipe. O dinamarquês aproveitou e já
mudou os pneus para os macios.
O carro de segurança liberou a pista na abertura da terceira volta.
Rosberg permaneceu na liderança, trazendo consigo Bottas, Vettel,
Alonso, Hülkenberg, Button, Pérez, Kvyat, Daniel Ricciardo e Kimi
Räikkönen. Lewis Hamilton era apenas o 17º.
Enquanto Rosberg abria distancia para Bottas, alguns incidentes
movimentavam o pelotão intermediário. Na luta pelo sétimo posto, Kvyat e
Pérez se tocaram na curva 8. Pior para o russo, que rodou e voltou à
pista apenas em 16º.
Um pouco mais atrás, Hamilton cumpria a palavra e já partia para cima
dos adversários sem muita paciência. Com dez voltas, o inglês já estava
brigando com Räikkönen (oitavo) e Ricciardo (nono). E, de tanto tentar, o
campeão de 2008 acabou passando os dois em uma única manobra no
hairpin, com direito a um leve toque em Kimi. Uma das ultrapassagens
mais bonitas dos últimos tempos, sem dúvida.
Aí começou a janela de troca de pneus. Alonso, que vinha em quarto, foi
o primeiro a parar entre os ponteiros. Isso na final da volta 12. Duas
passagens depois, foi a vez de Vettel. Ambos voltaram à pista com pneus
macios. Quando deixou os boxes, o tetracampeão se viu em uma disputa com
Räikkönen e Alonso, que voltara um pouco antes dos pits. Na luta, Seb
levou a melhor ao passar as duas Ferrari. O espanhol veio na sequência e
também superou o finlandês.
Líder da prova, Rosberg foi aos boxes na volta 15. Na pista, o negócio
continuava agitando, com Hamilton passando todo mundo que entrava em seu
caminho. Aí o inglês se viu em segundo depois dos pit-stops. Mas não
conseguiu mandar por muito tempo a posição. De volta dos boxes, Bottas
superou o britânico.
Então, só para colocar ordem, a sequência com 20 voltas era: Rosberg,
Bottas, Hamilton, Vettel, Alonso, Hülkenberg, Button, Ricciardo,
Magnussen, Vergne, Pérez, Räikkönen, Grosjean, Sutil, Maldonado,
Gutiérrez, Kvyat, Bianchi, Kobayashi, Chilton e Ericsson. Apenas
Hamilton e Grosjean permaneciam sem paradas.
Depois de Lewis, foi a vez de Kimi protagonizar diversas
ultrapassagens. Primeiro, o finlandês superou Pérez, depois Vergne e, em
seguida, Magnussen, para se colocar em nono. Ao mesmo tempo, Grosjean
finalmente ia aos boxes. O francês da Lotus voltou com os pneus
supermacios na volta 26. Uma passagem depois, a Mercedes chamou
Hamilton. O inglês, de novo com pneus macios, voltou em oitavo. Já
Grosjean encerrou sua participação ao parar na curva 2.
Em sua cruzada para alcançar o líder, Hamilton tratou logo de
passar de novo por Ricciardo e saltar para sétimo. Uma volta depois, o
britânico já ficou na cola de Button. Os dois chegaram se tocar no
hairpin na luta pela sexta posição. A batida danificou a asa dianteira
esquerda do piloto da Mercedes. Mas isso não impediu de passar o antigo
companheiro de equipe. O próximo da lista era Hülk. Não demorou a ser
superado por Hamilton, que se torna o quinto.
Na pista, Rosberg já tinha 17s de vantagem para Bottas, que, por sua
vez, vinha 10s à frente de Alonso. Quarto, Hamilton estava pouco mais de
5s atrás do espanhol. Vettel, Button, Ricciardo, Hülkenberg, Maldonado e
Magnussen completavam o top-10.
Jenson, então, foi logo aos boxes na sequência na volta 32. Um giro
mais tarde, Alonso foi novamente aos pits. Aí veio Vettel. E o que
aconteceu? Sim, isso mesmo, os dois se encontraram na pista novamente em
uma reedição de Silverstone, com Fernando atrás de Seb. Só que desta
vez o espanhol passou e conseguiu se manter à frente do alemão. Outros
foram aos pits neste meio tempo.
Lá na ponta, Bottas parou no giro 41, para buscar os pneus macios.
Liderando com tranquilidade, Rosberg veio uma passagem depois. E também
usou o mesmo expediente do finlandês. Aí foi a vez de Hamilton parar de
novo. O inglês, que vinha em segundo por conta das paradas, botou os
supermacios e voltou em quinto, atrás de Rosberg, Bottas, Alonso e
Vettel. Button, Hülkenberg, Ricciardo, Magnussen e Räikkönen fechavam os
dez.
A ordem foi alterada novamente porque o alemão da Red Bull decidiu
parar, colocou os compostos de risca vermelha e voltou em sexto, atrás
de Button. Enquanto isso, Lewis descia a bota com os vermelhos e era o
cara mais rápido da pista. Por isso, não teve problemas em passar
Alonso.
Nesse meio tempo, a Toro Rosso de Kvyat apareceu em chamas no hairpin.
Tudo bem com o russo. Mas ele não gostou nada, nada do abandono forçado.
Pouco depois, Adrian Sutil rodou na entrada da grande reta e por lá
ficou. Os fiscais tiveram de correr para tirar a Sauber do alemão dali.
Nada de safety-car, apenas bandeira amarela naquele local da pista.
Foi então que a Ferrari chamou Alonso pela última vez. O espanhol
botou os pneus vermelho e voltou em sétimo, logo atrás de um duelo entre
Button e Ricciardo. O australiano superou o inglês, que perdeu posição
para o bicampeão.
A próxima etapa da F1 acontece já na próxima semana, no travado
circuito de Hungaroring, na Hungria, corrida que o GRANDE PRÊMIO cobre
‘in loco’.
Com dez voltas para o fim, Rosberg permanecia na liderança, à frente de
Bottas, Hamilton, Vettel, Ricciardo, Alonso, Button, Hülkenberg,
Magnussen e Pérez.
Dois duelos movimentaram as voltas finais. Ricciardo e Alonso pelo quinto posto. E Bottas e Hamilton pela segunda posição.
Depois de uma briga dura, o espanhol conseguiu passar o australiano e
se fincou em quinto. Já Hamilton penou mais. E não conseguiu superar o
rápido finlandês da Williams, que garantiu o terceiro pódio consecutivo
com a segunda posição.
Hamilton fez uma grande corrida de recuperação e deu um espetáculo à
parte com lindas e arrojadas ultrapassagens. De quebra, o inglês ainda
conseguiu minimizar o revés do acidente deste sábado. Vettel, Alonso,
Ricciardo, Hülkenberg, Button, Magnussen e Pérez completaram a lista dos
dez primeiros.
No fim, Rosberg fez o que tinha de fazer e garantiu a quarta vitória de
2014, sem ser incomodado por ninguém em nenhum momento. A liderança
continua em suas mãos e agora soma 190 pontos.
F1, GP da Alemanha, Hockenheim, final:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:33:42.914 | 67 voltas | |
2 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +20.789 | ||
3 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | +22.530 | ||
4 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | +44.014 | ||
5 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +52.467 | ||
6 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | +52.549 | ||
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +1:04.178 | ||
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +1:24.711 | ||
9 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +1 volta | ||
10 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | ||
11 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +1 volta | ||
12 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | +1 volta | ||
13 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | ||
14 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
15 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | +1 volta | ||
16 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | +2 voltas | ||
17 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | +2 voltas | ||
18 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | +2 voltas | ||
99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | NC | |||
26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | NC | |||
8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | NC | |||
19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | NC | |||
MELHOR VOLTA | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:37.176 | volta 26 | ||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:13.306 | 25/07/2004 | ||
MELHOR VOLTA | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | McLAREN MP4-19B | 1:24.125 | 25/07/2004 |
Informação: Grande Prêmio
Postada por Roberto Lara
Nenhum comentário:
Postar um comentário